COMETA ISON PODERÁ TER DESAPARECIDO




É possível que esta quinta-feira que espera que o cometa em seu pleno esplendor ISON permanecer desapontado. Astrônomos alertam que o cometa poderia ter ido .

ISON , apelidado de " cometa do século" , está se aproximando do Sol e agora pode ser visto da Terra a
olho nu . Em 28 de novembro , um momento crítico deve acontecer : ele vai chegar periélio , o ponto mais próximo do Sol , que irá decidir o seu destino : para continuar a existir ou morrer. No entanto, Michal Drahu , a Califórnia Insitute of Technology (EUA), disse que o cometa já poderia ter desaparecido.

"Nós estamos vendo que as linhas espectrais de emissão atômica ter empalideceu rapidamente e de forma consistente entre os dias 21 e 25 de novembro, em pelo menos 20 vezes . Na melhor das hipóteses , isso pode indicar que o núcleo é marginalmente ativo ou que não existe mais ... ", disse Drahus , apelando para os dados obtidos através do National Radio Astronomy Observatory EUA e informações de seus colegas espanhóis do Instituto de Radioastronomia Milímetro .

As linhas das emissões do espectro de emissão atômica são moléculas de água que evaporam do núcleo do cometa . Se o nível de emissão cai drasticamente , isso significa que o kernel não tem mais voláteis recursos ou já não existe como um todo.

A destruição do núcleo não é um fenómeno que pode ser rapidamente detectada . A taxa de remoção dos fragmentos não costuma ultrapassar os 100 quilômetros por hora , o que seria a desintegração da ISON visível apenas alguns dias após a passagem do periélio .