Explosão Solar: Sol libera sua mais poderosa erupção do ano

O Sol disparou sua mais forte erupção solar do ano, causando apagão em sinais de alta freqüência.
A poderosa radiação foi emitida às 22:12h na terça-feira, dia 5, e foi classificada como uma X3.3, na categoria das mas intensas explosões do Sol.
Os flares solares de classe-X, quando apontados para a Terra, podem representar uma ameaça para os satélites e astronautas em órbita. Apesar de interromper ou influenciar comunicações que usem ondas de
rádio, os astrônomos dizem que esta explosão específica não é preocupante para nós na Terra.
As observações da explosão foram feitas pelo Solar Dynamics Observatory, da NASA, mostrando o Sol em luz ultravioleta. A cor incomum é uma mistura de cores falsas que são atribuídas a cada comprimento de onda através de cálculos de físicos para distinguir as diferentes bandas.                                                      
                                                                            Uma explosão solar é, na verdade, uma grande emissão de luz e radiação da atmosférica magnética da nossa estrela. Essa energia desloca-se na velocidade da luz, chegando a Terra após 8 minutos do acontecimento. Parte da radiação é absorvida em nossa atmosfera em uma camada chamada ionosfera.
A explosão de energia provocou correntes elétricas na ionosfera que, por sua vez, gerou um campo magnético. Todas as correntes elétricas que geram um campo magnético suficientemente forte, podem ser medidas a partir do solo.
De acordo com os cientistas, esse tipo de explosão não consegue penetrar no planeta ao ponto de prejudicar a vida na Terra, mas quando é demasiadamente forte, prejudica a ionosfera, onde sinais de GPS e de rádio viajam, o que pode gerar interrupção na comunicação.
fonte:http://www.jornalciencia.com /fotos/ nasa.